quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Porque são importantes as florestas autóctones?


O que é uma floresta autóctone?

É uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, da azinheira e do alecrim, etc.

Aqui se encontra uma lista mais completa das plantas autóctones do nosso país:

http://criarbosques.wordpress.com/especies/

Porque devemos dar tanta importância às florestas autóctones?

  • As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;
  • Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos;
  • São componentes importantes para o gado e pecuária, assim como para o suporte de cogumelos silvestres;
  • As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones (muitas delas também em vias de extinção, infelizmente). Aliás, a sobrevivência de espécies como a Águia-Real, o javali, o lobo, dependem da existência e do estado de conservação destas florestas!
  • Regulam o clima e o ciclo hidrológico, assim como servem de matéria-prima a produtos fundamentais na vida quotidiana.

As florestas autóctones são maioritariamente ameaçadas por incêndios, pragas, doenças, invasões por espécies exóticas e cortes prematuros e desordenados.


Os carvalhos autóctones, que constituem apenas 4% da nossa floresta actual, não possuem qualquer protecção legal, apesar da sua elevada importância ecológica pela diversidade de vegetação e de fauna silvestre que albergam.


Podem pensar que um maior número de espécies aumenta a diversidade numa certa zona, e isso é sempre favorável.
Neste caso, nem sempre o é.
Ao introduzirmos espécies exóticas, estamos a originar uma competição entre estas e as espécies autóctones. Geralmente, estas espécies exóticas são de crescimento bastante rápido! Desde a transmissão de agentes patogénicos a parasitas, a diversidade biológica sai sempre afectada, e a integridade da nossa fauna é ameaçada!
E não é só a floresta que sai prejudicada... Desde actividades económicas à saúde pública, todos somos ameaçadas pela introdução de espécies exóticas onde deveriam habitar os nosso sobreiros, ou os nossos salgueiros!! Aliás, grande parte do território florestal português (cerca de 2


São estas algumas das razões pelas quais é importante preservar e defender a floresta autóctone portuguesa.
É preciso manter o equilíbrio biológico. É preciso defender espécies que são naturalmente nossas, que fazem parte do nosso património natural. E, para sensibilizar todos, nada melhor do que o incentivo à reflorestação, nada melhor do que o contacto com estas plantas.



O Dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de Novembro de todos os anos.



Fontes: http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/ConsNatureza/documentos/doc125.htm
http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/B5176479-3030-4093-98E9-E14D9AC86AAE/3066/FlorestaAutoctone.pdf
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=1805
http://criarbosques.wordpress.com/floresta/

Sem comentários: