sábado, 23 de janeiro de 2010

Apresentação do projecto

A nossa escola (Escola Secundária com 3º Ciclo de Gama Barros - Cacém) inscreveu-se no concurso Faz Portugal Melhor, organizado pela Agência Nacional para a Cultura Científica - Ciência Viva e pelo jornal Ciência Hoje, com um projecto de recriação da floresta autóctone portuguesa. A equipa concorrente (Bolotas) é constituída por 5 alunos do Ensino Secundário (do 11º Ano do Curso de Ciências e Tecnologias), sob a coordenação da docente Teresa Lopes, do grupo 520 (Biologia e Geologia).

O objectivo primeiro do nosso projecto é recuperar uma área não tratada do nosso recinto escolar, criando um mini-Jardim Botânico onde estejam representadas as espécies autóctones, arbóreas e/ou arbustivas, que melhor se adaptem às condições climatéricas, pedológicas e topográficas da nossa região. No entanto, as suas potencialidades ultrapassam largamente este objectivo, pois o projecto permitirá, entre outros aspectos:

- O envolvimento directo, pontual ou continuado, da nossa comunidade escolar (através de parcerias internas com projectos de desenvolvimento curricular, como o Projecto Estufa e Espaços Verdes, o Projecto Eco-Escola e o Projecto Pintura em Cerâmica, entre outros) e do meio envolvente, nomeadamente da Junta de Freguesia do Cacém e da Câmara Municipal de Sintra, representando uma mais-valia muito significativa para a nossa comunidade;
- O desenvolvimento de outros projectos dele decorrentes e a realização de diversas actividades, lectivas (teóricas, teorico-práticas e práticas) e outras dirigidas à comunidade, nomeadamente em parceria com escolas e agrupamentos de escolas da nossa área pedagógica.

Com este projecto, celebramos ainda na nossa escola o Ano Internacional da Biodiversidade!

1 comentário:

Marco Almeida disse...

No exercício de funções autárquicas tenho tido a oportunidade de contactar e conhecer interessantes iniciativas em diferentes áreas da vida sintrense.

As Escolas são exemplos do muito que se faz.

O vosso projecto traduz o espírito de preocupação e envolvimento de alunos e professores, um pouco por todo o concelho, em matéria de Ambiente.

É bom saber que a “sala de aula” é apenas uma parte, uma pequena parte, do muito que a Escola Secundária Gama tem para oferecer à comunidade em que se integra e que também a faz viver.

Bem hajam.

Marco Almeida
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra